domingo, 12 de junho de 2011

Aplicação da Provinha Brasil

Na terça- feira, dia 07 de junho, recebemos as Coordenadoras Adriana, Jucilene e Maria das Graças que aplicaram a Provinha Brasil nas turmas do 2º ano.


Você sabe o que é e para que serve a Provinha Brasil?

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).


Como os Pais podem ajudar os filhos na preparação para a Provinha?

O apoio da família do aluno deve ser dado em todos os momentos do aprendizado, e não só no período de realização da Provinha Brasil. Os pais podem ajudar, mas cabe à escola a sistematização do conhecimento. Mas há algumas formas de participação familiar que podem ajudar no desempenho do aluno na escola:

- Participar das reuniões da escola e verificar o caderno da criança diariamente.


- Conversar com a criança sobre os textos que são lidos na escola.


- Falar sobre o cotidiano da escola: o que foi ensinado naquele dia, como são os colegas de sala e o que acontece no recreio são algumas formas de começar.


- Incentivar o estudo. Cada avanço da criança, como a descoberta de uma nova letra, deve ser comemorado.

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/provinha-brasil-515189.shtml

Um comentário:

  1. Anônimo18:07

    Parabéns turma do Eraldo Tinoco! O Blog tá lindo e as informações e fotos estão excelentes! Que Deus em Cristo continue abençoando a todas e todos!

    Um abração,

    Adriana
    Coordenaodra do Berçário e do Centro S.N.S. do Amparo

    ResponderExcluir