terça-feira, 26 de abril de 2011

Caminhada pela PAZ em Valença-27/04/2011


Será realizada, aqui em nossa cidade, amanhã, terça-feira, 27/04, uma caminhada, tendo como objetivo maior, um pedido de PAZ. Nós da EMET, queremos compartilhar com esse momento tão significativo da nossa comunidade, por isso convidamos as famílias e alunos que desejarem participar para às 14 horas, estarem no bairro Pitanga para juntos darmos nossa contribuição, enquanto cidadãos.

"A PAZ DO MUNDO COMEÇA EM MIM."

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Afinal, o quão indígena é você?

Visite o site Educar para crescer e faça  o teste  e descubra o quanto de índio há em você !
http://educarparacrescer.abril.com.br/

A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil.
DEVEMOS VALORIZAR A CULTURA INDÍGENA E RECONHECER QUE NOSSO COTIDIANO ESTÁ PERMEADO POR ESSA SABEDORIA.

21 de abril-Feriado

Dia 21 de Abril - Dia de Tiradentes



No dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes. Tiradentes foi um mártir da história da independência de nosso país, e até hoje ele é lembrado pelos seus feitos que marcaram a história.
Essa data é comemorada no dia 21 porque foi no dia 21 de abril de 1792 que Tiradentes foi enforcado, além de enforcado ele teve seu corpo despedaçado e exposto em vários pontos.

domingo, 17 de abril de 2011

Dica de leitura da semana

Neste livro Narizinho, a neta de Dona Benta, visita o Reino das Águas Claras e leva com ela a boneca de pano ,Emília. Com a chegada de Pedrinho, o primo da menina do nariz arrebitado que veio passar férias no Sítio do Pica pau Amarelo, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.

Dia da Literatura Infantil-18/04





Monteiro Lobato: precursor da literatura

infantil brasileira no século 20

No dia de seu aniversário, 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Apenas uma mostra da importância da obra e da criatividade de um dos maiores gênios da literatura brasileira.

Fábula de Monteiro Lobato,retirada do livro Sítio do Pica Pau Amarelo, publicada no blog do Programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


O leão e o ratinho





Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pêlos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.

-Segue em paz, ratinho; não tenhas medo de teu rei.

Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.

Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.

-Amor com amor se paga - disse ele la consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.





Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.



domingo, 10 de abril de 2011

Aguardem o Lançamento da AGENDA DA FAMÍLIA

            ATENÇÃO COMUNIDADE!

Agora no mês de abril teremos  o Lançamento  da Agenda da Família. Mais uma Ação do PDE sendo executada em nossa escola.
Objetivo da Agendapromover o envolvimento dos pais na educação dos filhos, visitando frequentemente o ambiente escolar para acompanhá-lo no seu desenvolvimento acadêmico.
FAMÍLIA PRESENTE, FILHO CONTENTE!



Criação das logomarcas: Professora Yara Lúcia .

Valeu, querida Yara!

Dica de leitura da semana

Este  livro é um guia que ajuda o aluno a apreciar e diferenciar os tipos e estilos de música de uma maneira abrangente. Leia!

Segunda no Pátio- Início do Projeto Música

Na segunda-feira, dia 04/04/2011 não cantamos o hino nacional, devido ao falecimento do ex-vice- presidente  José de Alencar. Iniciamos a segunda-feira com apresentação de um teatrinho com fantoches que abordou o tema: MÚSICA. Neste primeiro momento, as professoras testaram  a percepção auditiva dos nossos alunos, apresentando diversos sons. A apresentação foi belíssima e contagiou a todos.  Parabéns, professores e alunos!

                   A música tem o poder de despertar a criatividade infantil.

" Para sentirmos a beleza da música é preciso aprender a ouvir."

sábado, 9 de abril de 2011

2º ANO A EM AÇÃO

Acompanhe a aula sobre o corpo humano do 2º Ano A- Turno vespertino

Participação de todos!

EJA EM AÇÃO

Os alunos da EJA da professora Maria D'Ajuda apresentaram seminário  sobre o solo na  aula de Ciências.



Visitas


Recebemos a visita de alguns alunos e da Coordenadora da Escola Construir  ( antiga Escola Evangélica  A Nossa Turma), que fica no bairro da Bolívia para um debate com nossos professores e direção sobre a Lei
federal nº 10.639, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros.





A senhorita Kátia visitou nossa escola e brincou com os alunos do turno vespertino durante o recreio.





domingo, 3 de abril de 2011

Dica de leitura

Enfocando a questão da Dengue, o texto poético deste livro, trabalha o compromisso social com linguagem própria para crianças, e alerta sobre a importância dos cuidados com a saúde. O tema atual abordaddo neste projeto editorial, oferece possibilidades muitas de um trabalho nas diversas disciplinas escolares, enriquecendo o projeto pedagógico, e despertando os leitores para o exercício da cidadania.

Culminância do Projeto sobre a DENGUE



Confira alguns momentos...

































No dia 1º de abril recebemos as Agentes de Saúde,Valdinéa Ferreira e Jacira Brito do Núcleo de Educação e Saúde. Elas ministraram uma excelente palestra sobre a DENGUE nos turnos matutino e vespertino.No final, nossos alunos apresentaram poesias, paródias sobre o tema.
 
 Valeu Valdinéa e Jacira! Muito Obrigada!

Palestra sobre o Bullying- 31/03/2011








As Educadoras Sociais do CREAS , Katharine e Nara ministraram uma excelente  palestra sobre o Bullying. Foi bastante proveitosa e oportuna  porque ensinamos constantemente  aos nossos alunos valores,como: respeito, tolerância e amizade.
Obrigada Kau e Nara! Foi muito bom  tê-las conosco no Eraldo! 

Diga NÃO a qualquer tipo de VIOLÊNCIA !

Assista o vídeo com alguns momentos da palestra. O que achou?